quarta-feira, 15 de outubro de 2014

A Cartomancia

 É algo difundido há séculos, com tudo tem uma grande lacuna, onde eu digo lacunas muitos amantes desta arte preferem dizer mistérios, ninguém sabe dizer prontamente de onde surgiu e para que surgissem apenas algumas aspirações vagas, mas nada que realmente prove de onde surgiu e quem criou. A cartomancia pode ser lida em vários modos e métodos. São conhecidos tradicionalmente alguns tipos de baralhos: Celta, Cigano, Marselha, Egípcio, Ridem, o tarô de Marselha e Ridem tem as mesmas cartas e os mesmo significados, apenas o que muda é a figura da carta.
 O tarô Celta é constituído por Arcanos maiores e Arcanos menores, os arcanos maiores são representados por 20 arcanos: O Bardo, O Mago Merlin, A Sacerdotisa, Morgana, Rainha Guinevere, Rei Artur, O Carvalho, Tristão e Isolda, O Herói Cu Chulain, Excalibur, O Salmão Fintan, O Caldeirão da Abundancia, A Ponte, A Crus Celta, A Nevoa, A Garça, A Macieira, O Circulo de Pedra, O Lago, Os Fogos de Beltane. Aos arcanos menores são representados por números e corte, enumerados de 1-10 a corte. Tem-se a Foice, Triskeles, Árvore, Espada. É baseado na cultura celta.
O tarô cigano como o próprio nome já diz baseia-se na cultura cigana representada por 36 cartas são elas: Valete, Paus, Navio, Casa, Árvore, Nuvem, Cobra, Caixão de Defunto, Ramalhete, Foice, Verga, Pássaros, Criança, Raposa, Urso, Estrela, Cegonha, Cão, Torre Alta, Jardim, Montanha, Caminho, Rato, Coração, Anel, Livro, Carta, Cavalheiro, Dama, Lírios, Sol, Lua, Chave, Peixe, Âncora, Cruz. Assim como o tarô celta o cigano também é baseado na sua cultura. 
 O tarô de Marselha ou Rider tem seu diferencial por não saber exatamente de onde surgiu, não podendo denominar como os apresentados acima, sendo advindo da cultura. Todos os quais se encontrar que referir-se a tarô tem basicamente o mesmo significado. Se formos nos aprofundar na historia para quem sabe podermos tirar uma conclusão a respeito do surgimento do tarô, seria uma serie de incógnitas datas e locais sem precisão, onde são contadas, historiam ricas e fascinantes, que valem apenas serem lidas.

 O que vale mesmo é lembrar que e ter em mente que o tarô indiferentemente do qual se queira trabalhar é rico em historia, e que nada tem a ver com religião, assim você pode ter sua religião e ler as cartas, pois o tarô é uma arte da mesma forma que pintar um quadro, ser um artesão... É algo do qual você ira estudar, para que não haja nenhuma dúvida a respeito de ser profana a arte de se dispor as cartas, o tarô não foi proibido pela igreja na época da inquisição, por nunca ter sido visto como um ato satânico ou de bruxaria, era considerado um jogo, e foi proibido pela igreja no século XX, por ser uma distração profana, assim como qualquer jogo é na concepção da igreja católica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário

Obrigada pelo seu comentário!